quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estudo de Viabilidade

Alguns projetos não são definidos tão facilmente. Em alguns casos você não tem uma boa idéia em relação aos custos e aos benefícios. E mais, você poderá não saber se o projeto é tecnicamente viável. Nesses casos uma abordagem mais detalhada é necessária - o Estudo de Viabilidade.

Um Estudo de Viabilidade é utilizado para fornecer muito mais diligência e compreensão sobre o projeto, e se o mesmo é praticável e viável. Na verdade, o Estudo de Viabilidade poderá ser considerado um projeto em si. Poderá requerer o documento Termo de Abertura do Projeto, um cronograma e poderá necessitar ser gerenciado como um projeto pequeno. Por outro lado, o Estudo de Viabilidade poderá ser apenas uma análise mais detalhada sobre a viabilidade do projeto e poderá não requerer uma estrutura igual à de um projeto pequeno.

O resultado do Estudo de Viabilidade é um documento que fornece as informações sobre a viabilidade e a praticabilidade de um projeto. Existe um número de áreas da viabilidade que devem ser analisadas:

- Técnico. O projeto é viável em termos técnicos? Se for, indique todos os riscos técnicos associados ao projeto.
- Financeiro. O projeto é viável em termos financeiros? Essa informação é muito importante saber, especialmente se o custo do projeto provocará um impacto grande na empresa. É possível que o projeto tenha um custo tão significativo que ponha a empresa toda em risco. Por exemplo, a empresa poderá ter condições suficientes para incluir o projeto no portfolio, mas poderá ter grandes problemas e impactos caso o projeto exceda significativamente o orçamento. Você deverá incluir uma análise sobre o que acontecerá caso o projeto estoure o orçamento.
- Operacional. A empresa tem condições operacionais para manter o produto do projeto ao longo da vida do mesmo? Certifique-se de que a empresa tem habilidade para manter os produtos que serão criados pelo projeto. É possível que o projeto em si seja viável, mas poderá haver um risco significativo relativo à habilidade de suportar e manter o produto após a conclusão do projeto.
- Geográfico. O projeto é viável baseado no local físico dos membros da equipe do projeto?
- Tempo. O projeto é viável baseado na quantidade de tempo requerido pelas partes interessadas? Esta é uma preocupação maior nos projetos grandes. A empresa poderá ter condições financeiras para executar o projeto, mas poderá não ter todos os membros da equipe livre para executar o projeto.
- Recursos. A empresa tem todos os funcionários, os equipamentos, as fontes e outros recursos necessários para executar o projeto?
- Jurídico. Há algum problema jurídico que faça inviável este projeto?
- Político. Há algum problema político interno (ou externo) que torne inviável este projeto?
- Análise de custo/benefício (em um nível macro). Incluir uma análise de custo/benefício que considere as expectativas de retorno e custos ao longo de um tempo pré-estabelecido. O objetivo de uma análise de custo/benefício é para quantificar cada custo e cada benefício, mesmo aqueles custos e/ou benefícios denominados intangíveis ou ocultos. É importante quantificar o máximo possível cada custo e cada benefício. Normalmente, a análise de custo/benefício representa custos e benefícios incrementais. O resultado financeiro mais útil de uma análise de custo/benefício é a representação de um sumário do fluxo de caixa ao longo do tempo.

As conclusões e as recomendações devem ser documentadas. Uma técnica que poderá ser utilizada é investigar um número de alternativas sobre como o projeto poderá progredir. Para cada alternativa descreva os benefícios, os custos e os riscos. Isso mostrará ao leitor que um nível certo de diligência foi utilizado e que um número de alternativas foi considerado. Os seguintes itens deverão ser considerados nas recomendações:
- Premissas (suposições)
- Riscos
- O modelo financeiro que foi utilizado
- Benefícios estimados
- Custos estimados
- Alinhamento dos objetivos às estratégias da empresa
- Urgência
- Conseqüências se não for executado no período planejado

fonte: TenStep®

Nenhum comentário:

Postar um comentário