quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Modelagem de Projeto

A. A definição de etapas de um projeto de desenvolvimento de um software.
a. As etapas descrevem um conjunto de conhecimentos utilizados no processo de desenvolvimento e manutenção de software. Eles agrupam as atividades de maneira lógica, em uma abordagem que integra um conjunto de papéis, desempenhados por pessoas, orientados por referências, conceitos, técnicas e padrões, que geram os artefatos necessários à construção de um produto, com qualidade.

B. Adote um modelo de qualidade de software.
a. PDABB – Processo de Desenvolvimento de Aplicativos do Banco do Brasil.

C. Descreva que práticas serão utilizadas.
a. O PDABB se apóia em uma estratégia iterativa incremental da engenharia de software, na qual os requisitos do sistema são inicialmente identificados e as etapas seguintes do desenvolvimento são subdivididas em uma seqüência de construções, cada qual responsável por uma parte do todo. A primeira iteração incorpora parte dos requisitos e as próximas incluem mais requisitos até o software estar completo.

D. Para cada etapa identifique claramente as entregas.
a. Especificação de Requisitos.
i. Com resultados da etapa de Requisitos de Software: Identificar os requisitos de aplicativos individuais, tanto de hardware quanto de software; Definir as fronteiras do aplicativo (ou delimitar o sistema a ser informatizado); Documentar os requisitos em modelos funcionais; Priorizar e refinar as informações fornecidas para selecionar as características e os requisitos que serão entregues; Formalizar, no documento de requisitos, um acordo entre as partes interessadas (clientes, intervenientes e desenvolvedores) estabelecendo o que será desenvolvido e entregue.
b. Análise de software
i. Como resultados da etapa de Análise de Software têm-se: A definição da arquitetura do software; Os requisitos funcionais e não-funcionais analisados e tratados; Os requisitos associados e alocados aos elementos do software; Consistência e rastreabilidade entre os elementos da análise e os requisitos do software; Verificação dos elementos da análise em relação aos requisitos.
c. Projeto de Software
i. Como resultado da etapa de Projeto de Software tem-se: Um projeto do software descrevendo os elementos de implementação e as unidades do software que podem ser codificadas e testadas; As interfaces internas e externas de cada elemento definidas; Consistência e rastreabilidade entre os requisitos do software e o projeto do software; Verificação entre os requisitos, a análise e o projeto;
d. Implementação de Software
i. Como resultados da etapa de Implementação de Software têm-se: Unidades e subsistemas do software produzidos; Integração das unidades como subsistemas, de acordo com o projeto do software. Integração do sistema, de acordo com as prioridades dos requisitos do software e em relação ao ambiente de execução e outros sistemas.
e. Teste de Software
i. A etapa de Teste de Software consiste na aplicação de técnicas de verificação e validação e é utilizado durante todo o processo de desenvolvimento de software. Sua finalidade é identificar defeitos inerentes ao processo de desenvolvimento de software e com isto conferir qualidade ao produto desenvolvido.
f. Implantação de Software
i. Como resultados da etapa de Implantação de Software têm-se: O software pronto para instalação em um ambiente alvo; Integração do software em relação ao ambiente (hardware) de execução e outros sistemas; Verificação dos produtos do trabalho em relação à implantação e instalação do produto de software.

E. Para cada etapa informe os controles de qualidade.
a. Especificação de Requisitos
i. A política de Gerenciamento de Requisitos é documentar formalmente as características e necessidades do sistema em um enunciado completo, claro e preciso, mantendo-as consistentes durante o ciclo de desenvolvimento do software, até a entrega do produto.
b. Análise de software
i. O propósito da Análise de Software é observar os requisitos e elaborar um conjunto de modelos técnicos que guiarão o projeto do software, além de identificar quais requisitos devem ser alocados aos elementos da arquitetura.
c. Projeto de Software
i. O Projeto de Software é a etapa que descreve como o solução será implementada, atendendo os requisitos de forma que possibilite sua verificação. Durante esta etapa são projetados os componentes e modelado o Banco de Dados para atender aos requisitos funcionais e não funcionais especificados.
d. Implementação de Software
i. A Implementação de Software é a etapa da Engenharia de Software que produz os componentes ou unidades executáveis correspondentes ao projeto do software e que integra os elementos para produzir um sistema completo que satisfaça aos requisitos identificados.
e. Teste de Software
i. A verificação é realizada para assegurar a consistência, a completude e a exatidão de um produto de trabalho, e que o mesmo atende apropriadamente os requisitos especificados; a validação é realizada para assegurar que o produto final ou componente do produto está adequado ao uso pretendido, quando colocado em seu ambiente de uso.
f. Implantação de Software
i. O plano de implantação deve prever, nesses casos, quais as providências necessárias para restaurar a aplicação à situação original, se necessário abortar o processo de implantação.

F. Especifique os perfis profissionais para cada etapa.
a. Especificação de Requisitos:
i. Analista de Requisitos e Verificador de Requisitos.
b. Análise de software
i. Analista de Software e Verificador de Software.
c. Projeto de Software
i. Projetista de Software e Verificador de Projeto.
d. Implementação de Software
i. Implementador de Software e Verificador de Implementação.
e. Teste de Software
i. Analista de Teste, Arquiteto de Teste, Automatizador de Teste, Coordenador de Teste, Verificador de Teste, Testador e Validador de Teste.
f. Implantação de Software
i. Implantador de Software e Verificador da Implantação.

G. Descreva para cada perfil as competências, habilidades e atividades de cada.
a. Analista de Requisitos: Aplica as técnicas de levantamento de requisitos e faz o registro das informações levantadas.
b. Analista de software: Identifica os requisitos, planeja a execução das etapas definindo as interações entre os elementos da engenharia de software.
c. Projetista de Software: Identifica os requisitos, planeja a execução das etapas definindo as interações entre os elementos da engenharia de software.
d. Implementador de Software: Identifica os requisitos, planeja a execução das etapas definindo as interações entre os elementos da engenharia de software.
e. Analista de Teste: O analista de teste projeta os testes, preenche os artefatos ou atualiza as informações desta etapa no Quality Center e também acompanha a preparação dos dados de teste e a preparação do ambiente de teste.

H. Indique o quantitativo de cada perfil por etapa.
a. Analista de Requisitos: 12,50%
b. Analista de Software: 11,00%
c. Projetista de Software: 33,00%
d. Implementador de Software: 25%
e. Analista de Teste: 16,50%
f. Implantador de Software: 2,00%

I. Faça um estudo de tecnologias possíveis a serem utilizadas.
J. Aponte conforme (03 critérios) qual a tecnologia a ser utilizada.
K. Aponte o parque tecnológico para este projeto.
L. Estime:
a. – custos por profissional.
b. – custos de tecnologia.
c. – custos de infraestrutura.
d. – custos de formação da equipe.
M. Estime um tempo para este projeto.
a. 1 ano.
N. Identifique áreas da empresa que será chave para o projeto.
a. Diretoria de Crédito do Banco do Brasil;
b. Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil.
O. Identifique quem são os patrocinadores do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário