sábado, 7 de agosto de 2010

O Gerente de Projetos

O trabalho do gerente de um projeto pode ser sintetizado em dois grandes elementos:

• Planejar (antes) e Controlar (durante) as atividades do projeto e seu gerenciamento, conforme se pode constatar pela concentração de processos de gerenciamento de um projeto abrangendo todas os aspectos envolvidos.
• Comunicar: os gerentes de projetos passam a maior parte do seu tempo se comunicando com os membros da equipe e outras partes interessadas do projeto.
Além disso, os gerentes de projetos usam diversas habilidades interpessoais com frequência, dentre as quais pode-se destacar:

• Liderança
• Solução de conflitos e problemas
• Negociação, influência e persuasão
• Organização e disciplina
• Decisão, iniciativa e proatividade
• Empreendedorismo
• Transparência, clareza e objetividade
• Eficácia

Mais que ser um facilitador, o gerente de projetos deve fazer a diferença no andamento e no sucesso dos projetos.

Texto extraído do espaço de Márcio d'Avila (www.mhavila.com.br/pessoal)

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